domingo, 9 de agosto de 2009

"CORALINE E O MUNDO SECRETO"

Hoje, vou fazer propaganda para um filme infantil que amei!
Chama "Coraline e o Mundo Secreto", e achei realmente encantador.


A história é envolvente - é uma adaptação de um livro de um famoso chamado Neil Gaiman-, lembra as histórias dos filmes japoneses da "Viagem de Shihiro" e do "Castelo Animado", ou seja, nada de água com açúcar da Disney e outras grandes casas de filmes infantis de animação. Tem momentos assustadores, mesmo, mas - psicólogos e outros psicanalistas concordam nisto-, como no final tudo se resolve, podem ficar tranquilos, seus pirralhos não vão ficar traumatizados com o filme, os meus adoraram, como adoraram "a Viagem de Shihiro", quando viram, e eram bem menores do que são hoje!
Os personagens são bem "plantados", bem colocados, convencem mesmo, todos eles.
A música é melodiosa e o visual é refinadíssimo!!!
Mas, mas, mas, o que vocês também precisam ver é o making off de Coraline!!!
É UMA LOUCURA!!!
É uma loucura pois o filme é feito por uma técnica que chama "stop-motion" e, resumindo, é assim: fabricam vários sofisticadíssimos bonecos para os personagens -estrutrura metálica articulada, cobertura de silicone super-flexível, roupinhas sob medidas e por aí vai!- e estes bonecos vão ser manipulados por profissionais que vão tirar fotos de todas as posições necessárias para fazer o filme!!!
Traduzindo, aos milhares de desenhos realizados para os desenhos animados tradicionais, anteriores ao advento do computador, correspondem, nesta técnica, milhares de fotos!!! Os milhares de desenhos, já era loucura, mas deste jeito, fica ainda mais trabalhoso, mais profissionais envolvidos, mais técnicas, mais materiais, enfim, mais loucura!!!
Confesso que eu fiquei impressionadíssima por esta descoberta e ainda estou na dúvida se tendo mais para pensar que é loucura técnica ou se é artesanato moderníssimo, pois tem muitos artistas/artesãos trabalhando no filme!!!
O diretor do filme, um famoso chamado Henry Selick, argumenta que é graças a esta realidade dos bonecos e dos cenários, graças a este requintado artesanato humano, que o filme tem a realidade que tem, antes e além da qualidade plástica.
Não sei se é bem assim, mas o fato é que o filme realmente encanta!
Enfim, o convite está feito:
"CORALINE E O MUNDO SECRETO"
Aluguem, ou comprem logo, vale a pena,
e assistam, com seus filhos, para quem tem filhos!

PS: No Youtube, vocês encontram vários trechos do filme.

Nenhum comentário: