sexta-feira, 22 de agosto de 2008

AS MANGUEIRAS ESTÃO FLORIDAS!!!

Gente, esses dias vale a pena mesmo virar a cara e os olhos para o alto: as mangueiras da cidade estão floridas!!!

Mangueira já é uma árvore impressionante de linda, mas florida então é um arraso de beleza!!! Você sabia que no Japão, até hoje, a floração das cerejeiras é um dos grandes eventos do ano, simboliza a chegada da primavera, e todos vão aos parques para admirar as cerejeiras em flores! Bem que podíamos fazer isso com as mangueiras, o que acha?

Sou apaixonada por mangueiras em toda época, aliás, gosto de todas as árvores frondosas e a mangueira é uma das mais charmosas.

Gosto muito também de ver a mistura de texturas e cores de suas folhas: as mais velhas são mais grossas e duras e de um verde profundo, ao passo que as folhas novinhas são mais finas, brilhantes -parece que foram envernizadas- e variam do vermelho e do rosa para o verde claro, é uma delicía para os olhos e um contentamento para a alma!
Acho também uma das árvores mais generosas que há: no verão, é manga que não acaba mais! Minha predileta é a espada, apesar dos fiapos que afastam muita gente, o sabor é insuperável!

Enfim, era isso, as mangueiras estão floridas, veja, delicie-se!!!

E para quem quiser ver mais na internet, é bom lançar o nome científico "mangifera indica", sim, a mangueira veio da Índia, bem como muitas outras árvores que identificamos como típicas brasileiras, o coqueiro, a jaqueira, etc.

7 comentários:

Marinémilie disse...

si personne ne te fait de commentaires tu risque de te lasser. Bon je comprends pas tout mais c'est bien our moi para aprender
tu me fais rever avec tes mangues j'ai quand meme mangé de bons melons de bonnes prunes et des figues delicieuses
beijoes
bernard

Marinémilie disse...

Et puis ça n'a rien à voir mais je mets le lien avec une fille qui fait des sculptures très émouvantes avec des bois flottés et tout un travail très fin
http://www.artmajeur.com/?go=user_pages/display_all&login=pinocchios

b

Christine disse...

Quelle bonne surprise que ton commentaire!!! Moi, je te fais rêver avec les mangues et toi, tu me fais envie avec les melons, les prunes et, surtout, les figues!!! Oui, c'est vrai, inévitablement j'attends des commentaires, j'espère être lue, mais je crois que le blog sera plus un exercice d'écriture qu'une expérience d'être lue, peut-être un premier pas... abraço

Vívian Val disse...

Adoro manga. Melar tudo deliciando-se com elas. E as roubadas do vizinhos são sempre mais doces, talvez pela aventura de pular cercas. ah, minha infância foi tão florida..tão cheia de mangas e cacaus. =)

sim e pq ñ te vejo mais? saudade.

Unknown disse...

Que mangueiras mais frondosas! despertou-me o apetite!

beijos!

Raquel Maciel disse...

ê! adoro manga.. Cresci pendurada em uma, sibindo e descendo, me balançando no balanço. Aqui em casa tem uma mangueira no quintal e ta toda florida. O quintal ta cheiro daquelas florzinhas pequenininhas no chão.. lá pra dezembro começa a nascer fruta.. e é manga que não acaba mais! A gente faz tudo que você imaginar de manga..suco, geladinho, salada, gelatina, sobremesa, picolé, ensopado (acredite! ainda mais vindo de minha mãe). Já que cê gosta vou te mandar os sacos quando chegar a época!

Nilson disse...

Em minha casa, na infância, tinha um pé de manga jardim, que eu acho a mais gostosa. Na casa da minha avó tinha manga rosa, cecília, espada. Lendo seu texto me lembrei de todos os detalhes, da textura das folhas, da variação de cores ao longo do ano e sobretudo das flores, que são de fato um atrativo à parte. Me lembrei tb que da mangueira se tiravam certos galhinhos verdes, delgados, compridos, com os quais lá em casa de vez em quando se batia nos meninos. Tortura medieval que deixava marcas finas e vermelhas no lombo!!!